A Univille recebeu uma doação especial para seu acervo bibliográfico: grande parte da coleção pessoal de livros e manuscritos do professor e médico Norberto Luiz Cabral foi entregue à Biblioteca da universidade por sua viúva. O material, que remonta à trajetória acadêmica e profissional de Cabral, enriquecerá o acervo da instituição e servirá de referência para futuras gerações de estudantes e pesquisadores.
Vítima de um acidente de trânsito na Serra Dona Francisca em 2019, aos 56 anos de idade, Cabral foi docente da Univille por 19 anos, onde destacou-se como professor de Neurologia e pesquisador do CNPq, promovendo avanços significativos na ciência, no desenvolvimento regional e na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e a saúde pública.
"Eu penso que aqui é o lugar certo de esse acervo estar, porque ele remete desde quando ele começou na universidade. É toda a história do Dr. Norberto Luiz Cabral. Não poderia estar em um lugar melhor, porque ele amava a Univille, o pulsar de vida dele era ensinar, então aqui é o lugar desses livros, não poderia ficar lá em casa", destacou Rosani Marchi, ao fazer a doação.
A Coordenadora da Biblioteca e Gestão Documental da Univille, Kátia Oliari da Motta, ressaltou que será feita uma avaliação detalhada do material para, em seguida, incorporá-lo ao acervo. "Estamos pensando em organizar um espaço especial, que remeta a tudo aquilo que ele deixou, seu legado. Vamos trabalhar juntos, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para desenvolver esse projeto", explicou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univille, Prof. Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, celebrou a doação, enfatizando sua relevância acadêmica e histórica.
"Para as gerações que não conheceram o professor Cabral pessoalmente, esse acervo permitirá compreender o quanto ele foi relevante no cenário da neurologia nacional e internacional. O material poderá inspirar novos estudantes a seguir carreiras na área, seja na residência, na especialização ou na pesquisa, onde ele foi uma das maiores referências nos últimos 15 a 20 anos no Brasil."

Expoente da Neurologia Vascular
Natural de São Francisco do Sul, Cabral iniciou sua trajetória como neurologista clínico em 1993 e, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais pesquisadores em Doença Cerebrovascular no Brasil. Foi mestre pela Universidade Federal do Paraná, doutor pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.
Sua liderança no projeto Joinvasc, um registro pioneiro de AVC desenvolvido em colaboração com a Prefeitura Municipal, tornou-se referência nacional e internacional, consolidando dados epidemiológicos e impactando de forma transformadora as políticas de saúde na América Latina.
Com sua incansável dedicação à pesquisa, publicou artigos nas melhores revistas científicas do mundo e incentivou inúmeros estudantes e profissionais a ingressarem na área da neurologia.

Homenagem in memoriam
Como parte das celebrações do Jubileu de Diamante do Ensino Superior em Joinville e Região (1965-2025), a Univille concederá a Medalha de Mérito Universitário ao professor Norberto Cabral, in memoriam.
O Reitor da Univille, Prof. Dr. Alexandre Cidral, destacou que a honraria aprovada pelo Conselho Universitário reconhece a notável trajetória de Cabral como docente e pesquisador da Univille, onde se destacou como referência nacional e internacional no estudo do AVC, deixando um legado duradouro para a ciência, a saúde pública e a formação de profissionais.
A cerimônia de homenagem ocorrerá no dia 13 de março de 2025, às 19h, no Joinville Square Garden.
Comments