Univille participa de encontro com comitiva chinesa no Centro Administrativo em Florianópolis
- Comunicação Institucional Univille

- há 5 dias
- 2 min de leitura

Na quarta-feira (28), a Univille discutiu pesquisa, inovação, processos de ensino-aprendizagem com utilização de IA regenerativa e cooperação internacional em encontro promovido no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina. A reunião, que contou com a participação de uma comitiva de representantes chineses e instituições que compõem o sistema ACAFE, reforça o protagonismo das universidades comunitárias catarinenses no desenvolvimento regional.
No evento, a Univille foi representada pelo Reitor Alexandre Cidral, pela Vice-Reitora Therezinha Maria Novais de Oliveira, pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, e pela Assessora Internacional, Dra. Juliana Bustamante.
Durante a apresentação à comissão, Cidral detalhou o escopo de atuação da Univille – enquanto universidade que desenvolve ensino, pesquisa e extensão – e diferenciais da região de Joinville, levando em consideração o aspecto econômico, cultural e social.
Para o Reitor, o momento é relevante e representa uma chance de estreitar laços com as entidades ACAFE e, acima de tudo, estabelecer networking com instituições estrangeiras.

"A Univille contribui para o desenvolvimento social e humano. A partir de encontros como esses, nossos pesquisadores podem fazer articulações que levam a novos projetos, troca de experiências e de conhecimento", exemplificou.
Durante a reunião, também foi discutido o uso de inteligência artificial generativa na área educacional chinesa, envolvendo a gestão e os aspectos pedagógicos. A iniciativa, conforme destacado na ocasião, já vem sendo cogitada pela Univille. "É uma tecnologia potente que eles estão implementando em todos os níveis educacionais. Já possuímos alguns estudos similares e uma pesquisa em andamento com esse mesmo enfoque", revelou.
A agenda foi articulada pela Secretaria de Articulação Nacional do Governo do Estado e contou com a presença de entidades chaves para o setor, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a SC Invest.
Associação Brasil–China aposta em inovação, educação e negócios
Também na capital, a Univille marcou presença no lançamento da Associação Brasil-China para Negócios, Inovação, Educação e Cultura. A solenidade aconteceu no Sapiens Park.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as relações entre os dois países e atrair capital para o ecossistema de tecnologia, ciência e educação, visando o desenvolvimento mútuo.





















Comentários