Projeto Monitorando os Rios da Univille forma alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi
- Comunicação Institucional Univille

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Financiada pela Döhler, iniciativa já atendeu 23 colégios de Joinville, impactando cerca de 700 estudantes desde 2018
O Projeto Monitorando os Rios Pela Educação Ambiental, realizado pela Univille e financiado pela Döhler, realiza na segunda, 29, a formatura da turma da Escola Municipal Anita Garibaldi. Desenvolvido com estudantes do 4º ao 6º ano da rede municipal de Joinville, a iniciativa conta ainda com o apoio do Comitê Babitonga e da Secretaria de Educação. Durante 6 encontros, cerca de 35 alunos participaram de atividades voltadas à educação ambiental, conscientização sobre os resíduos, reciclagem e uso da água. A entrega dos certificados aos “Monitores da Qualidade da Água” ocorre às 10h, no auditório do colégio.
As ações começaram em maio com as crianças conhecendo as bacias hidrográficas da cidade e os elementos que as compõem: nascentes, rio principal, afluente, foz e os divisores de água. Além disso, elas também foram até o Rio Jaguarão, situado próximo à escola, para fazer o monitoramento de qualidade da água e avaliar a presença ou ausência de mata ciliar, tubulações de esgoto, casas próximas, resíduos sólidos, entre outros. Após a observação do rio e a coleta de água, retornaram à escola para fazer a análise por meio do Ecokit didático.
De acordo com Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do projeto, a Escola Municipal Anita Garibaldi traz um importante marco porque ela conclui a lista de colégios presentes na Bacia do Rio Cachoeira. Ela explica que a partir do segundo semestre, as ações serão ampliadas para escolas da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão. “Ao longo de todas as turmas formadas, os educadores, diretores e até as próprias famílias trazem relatos muito positivos de mudança de atitude e de hábitos das crianças. E é nisso que a gente acredita: que as pessoas possam se sensibilizar e fazer a diferença para termos um futuro mais sustentável”, comentou.
Os estudantes da Escola Municipal Anita Garibaldi são a 23ª turma formada pelo Projeto Monitorando Rios pela Educação Ambiental, que desde 2018 já impactou uma média de 700 alunos. Nos últimos 8 anos, a ação envolveu no total aproximadamente 40 professores e diretores de 23 colégios municipais pertencentes à Bacia do Rio Cachoeira de Joinville.

Projeto Monitorando Rios existe desde 2018 e já atendeu 23 escolas municipais de Joinville, impactando cerca de 700 estudantes
Para Elaine Cristine Scheunemann Fischer, assessora executiva da presidência da Döhler, a sustentabilidade se constrói com a educação e com o despertar do protagonismo jovem no cuidado com a água. Como membro do Observatório de Sustentabilidade da Univille e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Complexo Hídrico da Baía da Babitonga (CHBB), ela complementa que é fundamental iniciativas que aproximem a ciência do dia a dia das nossas comunidades. “O conhecimento adquirido ao longo do projeto é a ferramenta mais poderosa para garantir a preservação dos nossos recursos naturais de hoje em diante”, finalizou.



Comentários