top of page

Projeto Monitorando os Rios da Univille forma alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi

Financiada pela Döhler, iniciativa já atendeu 23 colégios de Joinville, impactando cerca de 700 estudantes desde 2018

O Projeto Monitorando os Rios Pela Educação Ambiental, realizado pela Univille e financiado pela Döhler, realiza na segunda, 29, a formatura da turma da Escola Municipal Anita Garibaldi. Desenvolvido com estudantes do 4º ao 6º ano da rede municipal de Joinville, a iniciativa conta ainda com o apoio do Comitê Babitonga e da Secretaria de Educação. Durante 6 encontros, cerca de 35 alunos participaram de atividades voltadas à educação ambiental, conscientização sobre os resíduos, reciclagem e uso da água. A entrega dos certificados aos “Monitores da Qualidade da Água” ocorre às 10h, no auditório do colégio.

As ações começaram em maio com as crianças conhecendo as bacias hidrográficas da cidade e os elementos que as compõem: nascentes, rio principal, afluente, foz e os divisores de água. Além disso, elas também foram até o Rio Jaguarão, situado próximo à escola, para fazer o monitoramento de qualidade da água e avaliar a presença ou ausência de mata ciliar, tubulações de esgoto, casas próximas, resíduos sólidos, entre outros. Após a observação do rio e a coleta de água, retornaram à escola para fazer a análise por meio do Ecokit didático.

De acordo com Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do projeto, a Escola Municipal Anita Garibaldi traz um importante marco porque ela conclui a lista de colégios presentes na Bacia do Rio Cachoeira. Ela explica que a partir do segundo semestre, as ações serão ampliadas para escolas da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão. “Ao longo de todas as turmas formadas, os educadores, diretores e até as próprias famílias trazem relatos muito positivos de mudança de atitude e de hábitos das crianças. E é nisso que a gente acredita: que as pessoas possam se sensibilizar e fazer a diferença para termos um futuro mais sustentável”, comentou.

Os estudantes da Escola Municipal Anita Garibaldi são a 23ª turma formada pelo Projeto Monitorando Rios pela Educação Ambiental, que desde 2018 já impactou uma média de 700 alunos. Nos últimos 8 anos, a ação envolveu no total aproximadamente 40 professores e diretores de 23 colégios municipais pertencentes à Bacia do Rio Cachoeira de Joinville.


Projeto Monitorando Rios existe desde 2018 e já atendeu 23 escolas municipais de Joinville, impactando cerca de 700 estudantes

Para Elaine Cristine Scheunemann Fischer, assessora executiva da presidência da Döhler, a sustentabilidade se constrói com a educação e com o despertar do protagonismo jovem no cuidado com a água. Como membro do Observatório de Sustentabilidade da Univille e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Complexo Hídrico da Baía da Babitonga (CHBB), ela complementa que é fundamental iniciativas que aproximem a ciência do dia a dia das nossas comunidades. “O conhecimento adquirido ao longo do projeto é a ferramenta mais poderosa para garantir a preservação dos nossos recursos naturais de hoje em diante”, finalizou.  

 
 
 

Comentários


Univille 60 anos - original.png
bottom of page