top of page

Programa de relacionamento promove comemoração de 55 anos do curso de Educação Física

Atualizado: há 2 dias

Entrega de certificados, homenagens e projetos de extensão foram algumas das atividades de destaque da solenidade 




O Programa Alumni da Univille reuniu alunos e egressos de Educação Física, incluindo os da primeira turma, durante a noite de quinta-feira (08), para marcar o aniversário do curso. A celebração, que aconteceu no Auditório da Reitoria e com mais de 160 participantes, teve a presença de discentes, entidades esportivas, reitoria e corpo docente. Ao todo, 64 egressos foram homenageados pelo programa.


A solenidade contou com um momento de boas-vindas por parte do Reitor Alexandre Cidral, junto da Vice-Reitora Therezinha Maria Novais de Oliveira. Durante a sua fala, o Reitor frisou a relevância de se pensar a Univille, enquanto universidade comunitária, como fomentadora de vivências em nível de formação humanística, profissional e científica.  


"Nós temos uma responsabilidade institucional de fazer com que a nossa fundação, que foi criada há tanto tempo para oferecer educação à comunidade, continue exercendo esse papel. O resultado principal é o que estamos comemorando hoje. Em nome da Reitoria, queríamos expressar nossa gratidão pelo trabalho desempenhado ao longo desses 55 anos e parabenizá-los por essa data", parabenizou. 


Para a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dra. Patrícia Esther Fendrich Magri, as atividades do curso, apoiadas em pesquisa, ensino e extensão, dialogam não apenas com os fazeres da universidade, mas para a sociedade, de forma geral. O papel da extensão, no qual a formação tem uma marca expressiva, é responsável por "promover a construção e a socialização do conhecimento".  



Durante a trajetória acadêmica, as atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional estão atreladas na formação para atuar nos esportes, seja no âmbito escolar ou amador, na gestão do esporte ou até mesmo na formação atlética, considerando as modalidades do ensino. 


"Todas essas práticas são objetos de estudo e trabalho do profissional de educação física. Com implementos e modificações nas perspectivas, mas somos profissionais licenciados ou bacharéis em Educação Física. Com essas diferenças, a formação e a atuação também se modificam, mas sempre considerando o ser humano, em movimento, como centro dos nossos estudos e das nossas ações", salientou. 

Professor relembra das conversas iniciais para implantação do curso 


No segundo momento do evento, o Prof. Antônio José da Rosa, conhecido como "Tito", ministrou uma palestra sobre o caminho percorrido, na década de 60, para implantar o curso na universidade.  




Nada do que foi realizado nesses 55 anos seria possível sem a existência do advogado e desportista Murilo Barreto de Azevedo, segundo o professor. Idealizado por ele e com a participação de três profissionais da área — Eros Busemeyer e Mário Amaral Rodrigues e o próprio Tito —, a ideia foi levada ao então prefeito Nilson Wilson Bader. 


Em 13 de março de 1970, sob o parecer de n.º 66.313 do Ministério da Educação (MEC) e nas dependências da Sociedade Ginástica de Joinville, nascia o curso, com enfoque na capacitação profissional de gestores esportivos.  


Em 14 de abril de 1975, o MEC a reconheceu como Escola Superior de Educação Física de Joinville. Neste mesmo período, foi transferida para o Campus Universitário, período no qual a Fundação Universitária do Norte Catarinense (FUNC) se instalava no Bairro Bom Retiro.  


Quando o a primeira turma foi estabelecida, o curso de Educação Física operava apenas como licenciatura, com duração de três anos. Atualmente, a escolha entre bacharelado ou licenciatura é ofertada aos acadêmicos no final do segundo ano, de acordo com a coordenadora, a Prof. Brígida Maria Erhardt. 




 
 
 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Univille 60 anos - original.png
bottom of page