Profª Marileia: liderança marcante e histórica da Univille
- Comunicação Institucional Univille

- há 6 horas
- 3 min de leitura
A Presidência da FURJ e a Reitoria da Univille decretaram luto institucional de três dias pelo falecimento da ex-reitora Marileia Gastaldi Machado Lopes, aos 79 anos, nesta sexta-feira (09/01), em Joinville. O falecimento foi comunicado por familiares nas redes sociais. A cerimônia de despedida acontecerá a partir das 16h, no Crematório Catarinense, bairro Vila Nova.

Profª Marileia Gastaldi: liderança marcante e histórica da Univille
Uma mulher à frente do seu tempo. A expressão é consenso ao descrever Marileia Gastaldi Machado Lopes, primeira reitora da Univille. À frente da instituição por 14 anos, entre 1990 e 2004, sua gestão marcou de forma definitiva a história da educação superior em Joinville e região ao conduzir as faculdades da FURJ ao patamar de universidade — até hoje, a única de origem joinvilense e sediada no Norte de Santa Catarina.
Essa conquista junto ao Ministério da Educação impulsionou a estruturação da Pesquisa e a consolidação da Extensão como pilares junto ao Ensino, que cresceu amplamente com a oferta de novos cursos em todas as áreas do conhecimento. No início da década de 1990, Marileia coordenou o grupo Rumo à Universidade, responsável pelos estudos e projetos que garantiram o aval do MEC e potencializaram, a partir de 1996, o desenvolvimento de Joinville e da região.

Mais recentemente, seu protagonismo decisivo foi reconhecido solenemente durante as comemorações do Jubileu de Diamante do Ensino Superior em Joinville e região (1965-2025). Uma das homenagens veio do Poder Legislativo Estadual, em uma cerimônia na qual a família recebeu em seu nome uma placa de reconhecimento.
Em 2015, o Conselho Universitário concedeu-lhe a Medalha de Mérito Universitário, maior honraria acadêmica (foto). Nos depoimentos da série “60 anos, 60 histórias”, publicadas a partir de 2025, sua atuação foi frequentemente destacada por professores que exerceram cargos de liderança ao longo da história da FURJ/Univille.

Para o reitor Alexandre Cidral, Marileia personifica o sucesso da instituição. “Se hoje somos protagonistas do Ensino Superior em Joinville e região, é porque tivemos o privilégio de contar com uma mulher inteligente, determinada e inovadora como grande precursora. Nos milhares de diplomas que a Univille já conferiu — e continuará conferindo —, sempre estarão as marcas de sua atuação.”
O reitor também a destacou como uma das maiores referências em gestão do ensino superior em Santa Catarina, ressaltando que, no plano pessoal, Marileia é uma inspiração de dedicação, integridade e compromisso com a educação de qualidade e com o modelo comunitário de instituições de ensino superior.
Marileia permaneceu na instituição por 48 anos. Antes de assumir os cargos de diretora-geral e reitora, atuou como chefe do Departamento de Educação, diretora da Faculdade de Filosofia e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ao longo de todo esse período, foi professora titular de Políticas Públicas e Gestão Escolar nos cursos de licenciatura até 2017.
Cidadã Honorária de Joinville e de São Bento do Sul
A expressiva trajetória de Mariléia ultrapassou o campus universitário. As Câmaras de Vereadores de Joinville (2002) e São Bento do Sul (1999) concederam-lhe o título de Cidadã Honorária. A Prefeitura de Joinville conferiu-lhe a Medalha de Mérito Dona Francisca, maior honraria do Poder Público Municipal. Sua trajetória também foi registrada no livro “Mulheres em Joinville”.
Pela capacidade de articulação com diferentes setores da sociedade, ocupou cargos públicos relevantes: foi Secretária Municipal de Saúde (2005-2007), Diretora de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (2007-2012) e Conselheira Estadual de Educação.
Também teve atuação expressiva na Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e na Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc).
Vida dedicada à educação
Nascida em Presidente Getúlio (SC), iniciou a carreira docente aos 16 anos. Mudou-se para Joinville ainda jovem e, já formada, passou a lecionar nos colégios Santos Anjos e Elias Moreira. Ingressou na docência do ensino superior em 1969, atuando nos cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Graduada em Pedagogia pela UFSC, com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS, mestrado em Educação pela UFPR e doutorado em Engenharia da Produção pela UFSC, publicou em 2006, em coautoria com Rosangela Zanella, o livro Gestão Empreendedora: o caso de Joinville.
Sua vida dedicada à Educação, como docente e gestora, deixa um legado que perpassa a vida de todos seus estudantes e de todos aqueles que sob sua liderança concretizaram o sonho da Universidade da Região de Joinville: a nossa Univille!







Comentários