Estudante de Design da Univille conquista prêmio nacional
- Comunicação Institucional Univille

- há 41 minutos
- 2 min de leitura
Marcela Albano Purey venceu o Design for a Better World Award 2025 com "Essa coisa que sinto", brinquedo desenvolvido como Projeto de Conclusão de Curso que auxilia crianças no aprendizado de emoções
A estudante Marcela Albano Purey, do curso de Design Gráfico e Digital da Universidade da Região de Joinville (Univille), conquistou o Design for a Better World Award (DFBW Award) 2025 na categoria Design Gráfico - Conceito. O projeto premiado, intitulado "Essa coisa que sinto", é um brinquedo educativo que apoia o desenvolvimento socioemocional de crianças por meio de uma experiência lúdica e inclusiva.
A cerimônia aconteceu no dia 27/11, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), e reconheceu iniciativas de todo o país.

O DFBW Award é uma premiação realizada pelo Centro Brasil Design que, desde 2021, reconhece soluções inovadoras que geram impacto positivo na sociedade. A iniciativa valoriza projetos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos, com foco na cadeia do design e economia circular.
Um brinquedo para compreender emoções

"Essa coisa que sinto" foi desenvolvido como Projeto de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação das professoras Dra. Adriane Shibata Santos e Msc. Karla Pfeiffer Moreira. O brinquedo promove o aprendizado socioemocional infantil através de atividades que envolvem a nomeação e compreensão de sentimentos, emoções e sensações, além da montagem e reconhecimento de expressões faciais.
Com design adaptável e flexível, a ferramenta possibilita diversas formas de uso e novos desdobramentos conforme o desenvolvimento de cada criança. Baseado nos princípios do design universal, o conceito do brinquedo se desdobra na simbologia, no imagético e na inclusão, tornando-se acessível a diferentes perfis de crianças e contextos de aprendizagem.

"Ganhar esse prêmio, que abraça uma causa tão importante, foi uma experiência única e muito significativa! Desde quando eu entrei na área tenho o desejo de explorar o design além da estética, que atua na solução de problemas complexos e que traz uma mudança social", comemorou Marcela.
Ao parabenizar a estudante e as professoras orientadoras, a coordenadora do curso de Design da Univille, Profª Msc. Fernanda Pozza, celebrou mais essa premiação.
"Essa é mais uma conquista que reforça o compromisso do curso de Design da Univille com a formação de profissionais capazes de desenvolver projetos com relevância social e impacto positivo na comunidade, consolidando o papel do design como ferramenta de transformação", enfatizou.







Comentários