top of page

Empreendedora do Inovaparq é homenageada pela Fapesc


Na última terça (25/03), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promoveu o evento “Mulheres de Impacto” para destacar a relevância do protagonismo feminino na ciência e na inovação. Na Capital, autoridades, empreendedoras, pesquisadoras e acadêmicas foram reconhecidas e homenageadas pelo impacto positivo que têm gerado nesses setores do estado.


Uma das sete homenageadas foi Patrícia Zigoski Uchôa, cofundadora da Nório Nanotecnologia. A empresa instalada no Inovaparq, parque de inovação tecnológica da Univille, desenvolve soluções para a agricultura catarinense com ênfase na sustentabilidade e na tecnologia.


Patrícia (ao centro) recebeu a homenagem das mãos da Vice-Governadora de SC, Marilisa Boehm
Patrícia (ao centro) recebeu a homenagem das mãos da Vice-Governadora de SC, Marilisa Boehm

A Fapesc destacou que Patrícia foi reconhecida por sua liderança e por promover, por meio de sua empresa, um modelo de negócios responsável e inovador. Seu principal produto, um agroquímico nanotecnológico, aumenta a eficiência no combate a patógenos, contribuindo tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a economia local.


"Essa homenagem significa o reconhecimento de uma empresa liderada por uma mulher, que desenvolve novas tecnologias e que tem como foco a inovação no campo da ciência e do empreendedorismo. Para mim, esse prêmio é uma validação do trabalho da Nório e de toda a equipe, composta em grande parte por mulheres. Estamos construindo um futuro mais sustentável e próspero para o nosso estado", disse a homenageada.

Patrícia com a Vice-Reitora da Univille, Therezinha Novais (à dir.), e as pesquisadoras da universidade, Gianinni Apati (Agitte) e Jane Voigt
Patrícia com a Vice-Reitora da Univille, Therezinha Novais (à dir.), e as pesquisadoras da universidade, Gianinni Apati (Agitte) e Jane Voigt

A Vice-Reitora da Univille, Therezinha Maria Novais de Oliveira, participou da cerimônia e fez questão de ressaltar o papel das mulheres na academia e no desenvolvimento científico.

"Hoje estamos aqui, nesse evento importante que coloca as mulheres, mais uma vez, onde elas querem estar. No quadro de pesquisadores da Univille, as mulheres são maioria. Nós estamos contribuindo de forma significativa para o avanço da ciência, desenvolvendo pesquisas de relevância para nossa região", destacou a vice-reitora, que também é reconhecida por sua atuação como pesquisadora.

No evento, a professora Ana Paula Pezzin, coordenadora do mestrado em Engenharia e Gestão de Processos Sustentáveis da Univille, apresentou o seu projeto contemplado pelo Mulheres+Tec, programa da Fapesc que desenvolve startups lideradas por mulheres. Ana Paula explicou que a Nohall Link - plataforma de conexão de demandas de pesquisa e inovação entre academia e indústria - surgiu entre três pesquisadores da Univille e do Inovaparq com o objetivo de trazer inovação para as empresas e ajudá-las a se manterem competitivas no mercado.


A coordenadora da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Univille (Agitte), Gianinni Apati, e a pesquisadora da universidade, Jane Voigt, também prestigiaram o evento, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão, o empoderamento feminino e a inovação.


Equipe da Univille com o presidente da Fapesc, Fábio Pinto, e a diretora da fundação, Valeska Daniela Tratsk
Equipe da Univille com o presidente da Fapesc, Fábio Pinto, e a diretora da fundação, Valeska Daniela Tratsk

 
 
 

Comments


Univille 60 anos - original.png
bottom of page