top of page

X Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe tem início no Campus Joinville

Banda marcial da Escola Municipal Professora Lacy Flores e o Coral da Univille foram responsáveis pelas apresentações culturais de abertura do evento 


Marcado por trocas de experiências e pela valorização do modelo comunitário de educação, a edição 2025 do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (FIEPE) deu o pontapé inicial nesta quarta-feira (28). O evento, que se estende até o dia 30, reúne representantes das instituições comunitárias de ensino superior de Santa Catarina para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. 



Durante a abertura oficial do evento, o Pró-Reitor de Ensino, o Prof. Dr. Eduardo Silva fez seu pronunciamento, no qual deu ênfase ao objetivo do fórum, focado em impulsionar o compartilhamento de saberes, e o papel da ACAFE no processo. 




“Este fórum reflete a nossa missão de ampliar os horizontes, de fomentar diálogos produtivos e estimular o desenvolvimento humano e social. Além disso, é um espaço privilegiado para o encontro de ideias, compartilhamento de experiências e para a construção colaborativa de soluções que impactam positivamente a sociedade e as nossas instituições”, frisou. 

A execução do FIEPE não seria possível sem o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), responsável por promover iniciativas significativas direcionadas à ciência, tecnologia e inovação no estado de Santa Catarina. Para o presidente da entidade, Fábio Wagner Pinto, a indústria e a comunidade são os maiores beneficiários de esforços coletivos como esse. 




“A Fapesc promove chamadas, seja através de editais ou fomentos, que contemplam os interesses das universidades, como foi o caso dos MultiLabs. E esses recursos são pensados para suprir as demandas da comunidade, da indústria. Queremos que esses fundos sejam aplicados da forma mais sensata possível, como é o caso desse fórum”, defendeu.  

De acordo com o Reitor da ACAFE, o Prof. MSc Kaio Henrique Coelho do Amarante, O desenvolvimento regional será o foco central das pautas discutidas ao longo dos três dias de evento, com foco em colaboração em todas as frentes. 


“Olhar para dentro das nossas universidades para aproximá-las, aproximar os alunos, os nossos programas, enfim, o que fazemos de melhor durante o dia a dia. Se mais da metade da pesquisa do estado de Santa Catarina é gerada dentro das nossas instituições, imagina se começarmos a produzir juntos. Seremos mais fortes, mais coesos e responderemos com velocidade até maior as demandas da sociedade”, pontuou. 


O Reitor da Univille, o Prof. Dr. Alexandre Cidral, saudou as autoridades presentes e os membros da gestão da universidade. Em seguida, parabenizou o Pró-Reitor de Ensino, o Prof. Dr. Eduardo Silva, pela liderança prestada nessa edição do FIEPE, e destacou suas expectativas quanto ao fórum deste ano.



"Desejo a todos vocês um excelente evento e que nós possamos, para além das atividades que vão ser desenvolvidas ao longo desses dias, manter um relacionamento de parceria e priorizar o trabalho conjunto para cada vez mais fortalecer o papel das universidades comunitárias no desenvolvimento humano, científico, tecnologia e social de todo o estado catarinense", expressou.  

Marco regulatório das instituições comunitárias foi pauta da palestra de abertura 


O Prof. Dr. Olmiro Cristiano Lara Schaeffer conduziu a palestra da noite, focada para o marco regulatório das universidades comunitárias e os desafios atuais que as IES enfrentam em relação à Lei nº 12.881.  



De acordo com o palestrante, existem 85 entidades que se caracterizam como IES presentes no território brasileiro: 36% na região sudeste, 7% na região sudeste, 4% na região centro-oeste e 53% na região sul. 


A categorização das IES enquanto categoria administrativas, entre entidades públicas e privadas, é um ganho, sancionado pela lei citada anteriormente. Entretanto, ainda existem empecilhos quanto a um fomento próprio, como um FIES pensado apenas para comunitárias. 


Confira mais momentos do X FIEPE na galeria abaixo:








 
 
 

Comentarios


Univille 60 anos - original.png
bottom of page