top of page

Univille promove 1º Encontro de Formação Continuada em Língua Portuguesa

Discutir o papel da leitura no ambiente escolar, e formas de integrá-lo ao meio educativo, foi o tema central do 1º Encontro de Formação Continuada em Língua Portuguesa, sediado no Auditório da Reitoria durante a manhã de segunda-feira (19). A atividade, direcionada para capacitação, faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores desenvolvido pelas instituições do sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) à rede pública estadual de ensino, como contrapartida do Programa Universidade Gratuita. O evento contou com a presença de profissionais da rede pública, reitoria e entidades da área de educação.




A mesa de honra foi composta pelo Reitor da Univille, o Prof. Dr. Alexandre Cidral; a Coordenadora Regional de Educação de Joinville, Sônia Terezinha Leandro Paul; a idealizadora da Feira do Livro de Joinville e membra da Academia Joinvilense de Letras, Sueli Brandão; e a Coordenadora da Área de Ciências Humanas e Ciências Jurídicas, a Prof.ª Claudia Valeria Lopes Gabardo.  



Durante a sua fala, o Reitor da Univille cumprimentou a todos os presentes e ressaltou a importância do trabalho que tem sido feito na frente de educação, com destaque para formação continuada dos professores, em parceria com o governo de Santa Catarina.



"Em 1968, demos início aos cursos de licenciaturas aqui na nossa instituição e, desde então, temos o compromisso de formar professores. Todo o trabalho desenvolvido por vocês, nas escolas, reverbera aqui na universidade. Na capacidade desses estudantes se apropriarem do texto, mas também para desenvolverem a capacidade crítica para ler o mundo, e eu diria também na formação de cidadãos que possam desenvolver uma visão mais propositiva para o futuro", defendeu. 

A Coordenadora Regional de Educação, Sônia Terezinha Leandro Paul, corroborou o pronunciamento do Reitor, e salientou que, acima de tudo, o encontro formativo serve para fortalecer o vínculo entre instituições licenciadas no Programa Universidade Gratuita e a rede estadual de ensino.  



"Nós não podemos perder, de maneira nenhuma, esse relacionamento com as escolas. Entra aqui o papel do estagiário, aponto a responsabilidade que a Univille tem com as licenciaturas, e o papel dos professores presentes aqui. Precisamos de professores que estejam na sala de aula e que conheçam a realidade, porque esse pode ser o futuro professor", constatou. 

Sueli Brandão, por sua vez, destacou o papel da escola na aproximação entre aluno e literatura, e informou que na programação da 21ª Feira do Livro de Joinville, existe uma palestra dedicado aos professores e mediadores de leitura. Além disso, será disponibilizado um vale livros aos educadores que participarem desse momento, que ocorre no dia 02 de junho, às 09h. 




"São os professores que criam essa aproximação entre os estudantes e a literatura. Então, criamos essas iniciativas como forma de agradecimento: pela dedicação e pelo trabalho que prestam em sala de aula, com o fomento e incentivo à leitura diariamente", reforçou.

A palestra principal deste encontro, denominada "Ambiente de leitura formal e informal: o papel das atividades criativas para o componente curricular de língua portuguesa", foi ministrada pela Prof.ª Alcione Pauli. A apresentação trouxe temas pertinentes para o currículo do profissional, como a importância do livro, da leitura e das atividades culturais que podem ser integradas às práticas pedagógicas.  


As atividades destacadas fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a visitação de espaços culturais como feiras de livros e atividades culturais, para enriquecer o aprendizado dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa.  







 
 
 

Comments


Univille 60 anos - original.png
bottom of page