Univille e Maternidade Darcy Vargas juntas pelo aleitamento materno
- Assessoria de Imprensa Univille
- 1 de ago.
- 2 min de leitura
Parceria no Agosto Dourado destaca benefícios do leite materno, importância da doação e combate a mitos
A campanha Agosto Dourado chega a mais uma edição para reforçar, junto à sociedade, a importância do aleitamento materno para a saúde de mães, bebês e para o meio ambiente. Em Joinville, a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Maternidade Darcy Vargas estão juntas para ampliar a visibilidade da causa ao longo do mês.
Apesar dos reconhecidos benefícios do aleitamento materno, nem metade dos bebês no Brasil (45%) são amamentados exclusivamente até os seis meses, como recomenda a Organização Mundial da Saúde. Entre os principais fatores estão: desinformação, dor nas primeiras semanas, retorno antecipado ao trabalho, falta de rede de apoio e mitos culturais.
“Amamentar é um ato ecológico e, principalmente, de saúde pública. Não é responsabilidade só da mãe, mas da sociedade como um todo garantir que ela possa amamentar”, enfatiza a enfermeira Sandra Luft Paladino, docente e pesquisadora da Univille.
Um mês inteiro de conscientização
As ações da campanha em Joinville serão divididas por temas semanais:
A importância do aleitamento materno: é o alimento mais completo e equilibrado para os primeiros meses de vida, oferecendo proteção imunológica, benefícios nutricionais e fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e bebê.
Doação de leite: Diante da queda nos estoques dos bancos de leite humano, a campanha reforça o apelo por doações do leite excedente, ajudando a salvar vidas de recém-nascidos prematuros.
Sustentabilidade e aleitamento: Amamentar também é um ato ecológico. Trata-se de um alimento natural, renovável, que não gera resíduos, nem demanda transporte ou embalagem.
Mitos e verdades sobre amamentação: O mito do “leite fraco”, o medo da deformação corporal e outras crenças dificultam o aleitamento e devem ser combatidos com informação segura e embasada cientificamente.
O Agosto Dourado foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017, para fortalecer a cultura do aleitamento materno, um dos objetivos da Estratégia Mundial para Alimentação Infantil da OMS e Unicef.
Comentários