top of page

Univille conduz seminário sobre ESG e sustentabilidade com lideranças empresariais

Iniciativa integra a 21ª Feira do Livro de Joinville, da qual a universidade é patrona 


Como grandes empresas de Joinville Tupy, Döhler e Termotécnica  aplicam ESG no dia a dia? A sigla refere-se a diretrizes que dialogam com os aspectos ambiental, social e de governança, tema do seminário "ESG: um caminho para um mundo melhor", promovido pela Univille, na terça-feira (2), no Teatro Juarez Machado. A mediação foi da Profª. Dra. Therezinha Novais de Oliveira.



Segundo a gerente de comunicação corporativa e sustentabilidade da Tupy, Sayonara Moreira, falar sobre desenvolvimento sustentável nessas três esferas não gera apenas valor para a marca, como também reflete na percepção do público a longo prazo.  



"Quando a gente fala de sociedade corporativa, falamos também de valor compartilhado e perpetuidade do negócio. Como podemos garantir que uma empresa, como é o caso da Tupy, com seus 86 anos de existência, vai continuar entregando valor e sendo interessante para a sociedade como também para stakeholders? É a partir do ESG que ela vai entender quais são as oportunidades de negócios existentes e seus riscos reais", revelou.  

Apesar do conceito de ESG ser o mesmo, o que varia de empresa para empresa são os níveis de aplicabilidade. No caso da Döhler, por exemplo, as ações consistem em reaproveitamento de matéria-prima e na confecção de novas peças a partir da reutilização. Entretanto, a valorização socioambiental continua sendo a mesma e corrobora com a visibilidade de processos, tanto para fornecedores inseridos na cadeia produtiva como para o cliente final, de acordo com o CEO da empresa têxtil, José Mario Gomes Ribeiro.



Por sua vez, a Termotécnica, atuante na produção e transformação de poliestireno expandido, construiu sua estratégia de ESG com apoio da comunidade, fornecedores e clientes. Além disso, também realizou uma pesquisa para analisar tendências de mercado, legislações e oportunidades.  



Para a diretora de operações da empresa, Regina Zimmermann, é imprescindível levar em consideração toda a cadeia produtiva no processo, com destaque para o fortalecimento social. No caso da empresa, existem programas para estimular a valorização individual de cada colaborador, com o objetivo de gerar igualdade de oportunidades e, principalmente, promover a inclusão.


Autoridades reforçam adoção de princípios ESG


Na mesa de abertura, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, frisou a importância do tema dentro de um contexto estratégico e sustentável para se pensar o futuro.  




"Dizer que tenho prática sustentável não é mais o diferencial. No nosso cotidiano, é o básico. E as empresas que palestrarão neste palco não estão fazendo ESG para cumprir tabela, elas o aplicam para gerar valor, para fazer com que o ecossistema empresarial de Joinville seja mais saudável, para que tenhamos mais qualidade de vida com os clientes, mas também com as colaboradoras e com a sociedade", destacou.  

Pensar nas gerações futuras e no desenvolvimento sustentável faz parte do DNA da Univille enquanto instituição de ensino, de acordo com o Reitor da universidade, o Prof. Dr. Alexandre Cidral.



"Na década de 90, um grupo de pessoas escreveu o projeto "Rumo à Universidade" e insere o desenvolvimento sustentável nesse projeto de criação. Na época, talvez fosse uma grande novidade para muitos contextos. Sempre comento: o verde, na logo da nossa universidade, não é por mero acaso. Ela conversa com a concepção original de uma educação comprometida com o desenvolvimento sustentável e a busca pelo equilíbrio entre o fator econômico, ambiental e social, pensando para as próximas gerações˜, declarou. 

Para a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), representada pelo diretor de Relacionamento com o Associado, Ivandro Souza, Joinville é uma cidade que vive esse conjunto de princípios — como é o caso da criação do distrito industrial da zona sul, aprovada recentemente pela Câmara Municipal, e a cobertura vegetal acima da média que o município possui.  




 
 
 

Comments


Univille 60 anos - original.png
bottom of page