Unintegra promove debates sobre futuro da educação durante semana de capacitação e profissionalização docente
- Comunicação Institucional Univille
- 19 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jul.
Qual é o futuro da docência diante das mudanças que assolam o cenário educacional e social, com o advento de ferramentas como a inteligência artificial e as novas tecnologias? Entre os dias 15 e 17, esses assuntos foram pautas do Unintegra 2025/1, ação promovida pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP), para discutir práticas que contemplam à docência universitária.
Sob o tema "Docência sensível: Ferramentas Inteligentes e o futuro que nos integra", o evento de capacitação tem como objetivo suscitar diálogos para uma prática pedagógica assertada e direcionada aos tempos atuais, de acordo com o Pró-Reitor de Ensino, o Prof. Dr. Eduardo Silva.
"É um momento importante para pararmos e refletirmos sobre o nosso trabalho. A temática desse evento é de extrema relevância, se formos pensar o afeto e a sensibilidade que envolvem a nossa atividade profissional. Até que pontos notamos essas presenças? É imprescindível que tenhamos respeito com o aluno enquanto sujeito, uma vez que é ele o beneficiário do nosso conhecimento", reforçou.
Para o Reitor da Univille, o Prof. Alexandre Cidral, o Unintegra não oferta apenas a chance de capacitação e confraternização. Mas, sim, demonstra a preocupação e o compromisso da instituição com a profissionalização docente.
"Há uma ciência no ato de ensinar e aprender. Toda atividade pedagógica tem uma intencionalidade e nós precisamos, enquanto professores, refletir sobre esta profissionalidade e buscar novas referências que possam fundamentar os processos de ensino e aprendizado dos quais somos mediadores", constatou.
Ainda na linha de sensibilidade e integração, o musicoterapeuta Gabriel Coelho ficou responsável pela palestra de abertura do Unintegra. Com a vivência musical "Afinando corpo, emoção e pensamento", o profissional trouxe provocações e dinâmicas pertinentes para a reflexão.
Ao longo da semana de profissionalização, nos Campus São Bento do Sul e Joinville, os docentes tiveram acesso às oficinas de IA e AVA, conduzidas, respectivamente, pelos Professores Paulo Marcondes Bousfield, Vanessa Collere e Diego Alves Linzmeyer.
Comentários