A partir da implantação da sede própria em São Francisco do Sul, em 2004, a Univille tem sido uma força transformadora, promovendo o desenvolvimento acadêmico, científico, social e ambiental em diversas frentes.
Localizada às margens da Baía da Babitonga, a Unidade de São Francisco do Sul tem infraestrutura completa, com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, 9 laboratórios, 13 salas de aula, biblioteca e ginásio de esportes. O local também abriga a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, com 700 metros quadrados, para atendimento veterinário e necrópsia de animais marinhos. Na Vila da Glória, área continental do município, está instalado o Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais (Cepa).
No Ensino, cerca de 500 graduados
Na área do Ensino, a Univille tem desempenhado papel fundamental na formação de centenas de cidadãos e profissionais capacitados e engajados: já são cerca de 450 graduados. Atualmente, oferece os cursos de graduação presenciais em Biologia Marinha e Direito, além de dezenas de cursos na modalidade EaD com o polo local.
Ao longo dos anos, a Univille já ofereceu os cursos superiores de Bacharelado em: Ciências Econômicas (1993), Ciências Biológicas/Biologia Marinha (2001), Pedagogia (2005), Administração (2007) e Direito (2020); além dos cursos superiores de Tecnologia em: Gestão de Serviços e Negócios Internacionais (2005), Gestão de Negócios Empresariais (2005) e Gestão Portuária (2015).
Desde 2018, a Univille em São Francisco do Sul atua também na Educação Básica, com o Colégio Univille ofertando atualmente do 4.º ao 9.º ano do ensino fundamental, e do 1.º ao 3.º ano do ensino médio integrado ao técnico de gestão empreendedora, em uma proposta diferenciada, atendendo às características da cidade, com foco no conceito de Espaço Educador Sustentável.
Na Pesquisa, contribuição ímpar para preservação ambiental
No campo da Pesquisa, a Univille tem se destacado pelo seu compromisso com a produção de conhecimento relevante e inovador, contribuindo significativamente para o avanço científico em diversas áreas, dentre elas, a socioambiental.
É na Univille São Francisco do Sul que se desenvolve o Projeto Toninhas do Brasil, realizado pela universidade em parceria com a Petrobras, visando à conservação da toninha, o pequeno golfinho mais ameaçado de extinção do Atlântico Sul Ocidental. Reunindo uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos, o projeto é referência no Brasil e no mundo quando o assunto é pesquisa e conservação de pequenos cetáceos.
A universidade também integra o maior projeto de monitoramento de praias do mundo, o PMP-BS, que, em parceria com a Petrobrás, monitora diariamente as praias da região, gerando dados de qualidade para avaliação e orientação de ações mais eficientes em prol da conservação da biodiversidade marinha nos municípios litorâneos da nossa região. Ao longo dos anos, a equipe da Univille já registrou mais de 17 mil animais marinhos e realizou quase 5 mil necropsias, na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille.
Ao todo foram elaborados, nestes quase nove anos de projeto, mais de 200 trabalhos científicos, apresentados em âmbito nacional e internacional. Somente no ano de 2023, passaram pelas atividades de educação ambiental proporcionadas pela equipe do PMP-BS/Univille, mais de 6 mil pessoas.
Destacamos ainda a participação ativa da Univille, com seus dados e análises científicas, junto a diversos comitês locais. Entre eles, o Grupo Pró-Babitonga (GPB), que tem por objetivo contribuir com uma gestão participativa e integrada do Ecossistema Babitonga.
Na Extensão, atendimento jurídico à população
Além disso, a Univille tem promovido uma extensa gama de atividades de Extensão, levando o conhecimento produzido na academia para além dos muros da universidade e atendendo às demandas e necessidades da população.
Entre elas, está o Escritório Modelo de Assistência Jurídica, vinculado ao curso de Direito, que atende, de forma gratuita, a comunidade francisquense sem condições financeiras de pagar um advogado.
Mencionamos, ainda, as práticas de Educação Ambiental oferecidas, principalmente, dentro dos espaços educadores sustentáveis que diferenciam a sede da Univille em nosso município.
A Univille SFS também desenvolve o Projeto Tartarugas da Babitonga (Tabmar), monitorando voluntariamente tartarugas verdes no Litoral Norte de Santa Catarina. Professores e estudantes de Biologia Marinha capturam, estudam a saúde e marcam as tartarugas, que são devolvidas ao mar após a análise.
Concluindo, este é apenas um breve resumo dos 20 anos de compromisso e dedicação da Univille a São Francisco do Sul, que planeja seguir trazendo ainda mais benefícios e oportunidades para todos os cidadãos e cidadãs francisquenses!
Comentários