Projetos do PPG Design Univille são destaque em colóquio internacional
- Assessoria de Imprensa Univille

 - há 4 dias
 - 2 min de leitura
 
Três projetos do Programa de Pós-Graduação em Design da Univille foram apresentados no Colóquio Internacional de Design 2025, ao lado de iniciativas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB). O evento, realizado entre os dias 22 e 23 de outubro em Belo Horizonte (MG), teve como tema “Design e Inteligência Social” centrada nas relações e nas pessoas.

Em uma das mesas temáticas, a professora Dra. Marli Teresinha Everling apresentou iniciativas que refletem o compromisso do PPG Design com a transformação social por meio do Design:
Espaço Maker de Educação para o Design e a Sustentabilidade: financiado pela Fapesc, o projeto utiliza metodologias ativas e práticas para capacitar professores e estudantes da Educação Básica, promovendo a reciclagem de resíduos poliméricos e a economia circular.
Observatório de Sustentabilidade para a Vida: vinculado ao CNPq, o observatório desenvolve pesquisas que articulam diferentes áreas do conhecimento em busca de soluções sustentáveis para os desafios contemporâneos.
LabDeCidS – Laboratório de Design, Cidade e Sustentabilidade: espaço de pesquisa que posiciona o design como agente de transformação, catalisando mudanças sociais na construção de cidades mais saudáveis e sustentáveis, também com fomento da Fapesc.
Organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o colóquio reuniu mais de 200 pesquisadores de diversas regiões do Brasil e da América Latina para debater o papel do design na melhoria das condições de vida, por meio da educação, inclusão e transformação social.

“Quem transforma quem?”
Essa foi uma das questões levantadas pela professora Marli, ao destacar que a transformação social acontece em via de mão dupla entre universidade e comunidade, por meio da cidadania, da capacitação profissional, da atuação em rede e da interdisciplinaridade.
Segundo ela, a conexão com pesquisadores de instituições como USP, UnB e UEMG fortalece o intercâmbio de conhecimentos e amplia as possibilidades de colaboração em projetos futuros.
“Além disso, certifica nosso compromisso com a pesquisa aplicada e com o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente a sociedade, consolidando o design como ferramenta estratégica para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, completa.








Comentários