top of page

Profª Marta Cremer recebe dupla homenagem por contribuições à ciência e ao meio ambiente

Atualizado: 14 de jul.

A professora e pesquisadora da Univille, Marta Cremer, foi duplamente reconhecida por sua dedicação à ciência e à conservação marinha, recebendo o título de Cidadã Honorária de São Francisco do Sul e uma homenagem do Parlamento Estadual, em maio e julho deste ano.


"É uma grande honra receber essas distinções, que representam o trabalho de uma equipe incrível, que se envolve de corpo e alma na conservação da Biodiversidade marinha", celebrou a homenageada.

Cidadã Honorária de São Francisco do Sul


A primeira honraria foi concedida pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul. A proposta do vereador Mira da Estiva foi aprovada em plenário e oficializada pelo decreto legislativo nº 0011/2025.


A justificativa para o reconhecimento ressalta a atuação fundamental da professora na conservação da biodiversidade e na saúde dos ecossistemas marinhos e costeiros, especialmente na Baía Babitonga e no litoral norte catarinense.


"Marta é um exemplo de resiliência e sensibilidade, trazendo consigo a força que impulsiona as transformações necessárias para uma sociedade mais justa e sustentável", afirmou o vereador Mira da Estiva.

Durante sua pesquisa de mestrado, na década de 1990, Marta descobriu a população de toninhas na Baía Babitonga. Esse achado, de relevância científica mundial, fez com que a espécie se tornasse mascote oficial do meio ambiente de São Francisco do Sul.


Professora da Univille desde 2000, ela participou da fundação do curso de Biologia Marinha em São Francisco do Sul em 2001, orientando centenas de profissionais e contribuindo com publicações relevantes, como "Mamíferos Marinhos da Baía Babitonga" e o livro paradidático "A Toninha Babi e Sua Turma".


Como pesquisadora da Univille, coordena projetos de renome como o Projeto Toninhas do Brasil (desde 2000), focado na conservação do golfinho mais ameaçado de extinção no país, e o Projeto Tartarugas da Babitonga.


Marta Cremer também coordena: o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha da Univille, o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros e o Centro Integrado de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade por Imagem (CIMBIO), todos instalados na Univille São Francisco do Sul.


Atualmente, ela é docente no curso de Biologia Marinha e no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente da universidade.


Homenagem no Parlamento Estadual


A professora também recebeu a homenagem do Parlamento Estadual ao Projeto Toninhas do Brasil, que ela coordena desde 2000, em cerimônia promovida pelo Deputado Marquito (Psol), marcando o encerramento das ações do mês do ambiente com foco na proteção dos oceanos.


"Reunindo uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos, o projeto é referência no Brasil e no mundo quando o assunto é pesquisa e conservação de pequenos cetáceos", destacou o parlamentar.

Suelen Maria Beeck Cunha e Renan Lopes Paitach, membros do Projeto Toninhas do Brasil, recebem a homenagem das mãos da Deputado Marquito ao lado da Profª Marta Cremer (ao centro)
Suelen Maria Beeck Cunha e Renan Lopes Paitach, membros do Projeto Toninhas do Brasil, recebem a homenagem das mãos da Deputado Marquito ao lado da Profª Marta Cremer (ao centro)

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univille, Professor Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, celebrou o reconhecimento.

"A professora Marta Cremer representa nosso compromisso, da Univille, com a excelência em pesquisa e o impacto social. Essas merecidas homenagens são um testemunho de sua paixão, do rigor científico e de sua notável capacidade de traduzir o conhecimento em ações de preservação que beneficiam esta e as próximas gerações", enalteceu o Pró-Reitor.
Pró-Reitor Paulo França, Deputado Marquito e Profa. Marta Cremer
Pró-Reitor Paulo França, Deputado Marquito e Profa. Marta Cremer

 
 
 

Comentários


Univille 60 anos - original.png
bottom of page