Iniciativa é uma parceria entre Instituto Natal Joinville, Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville e Univille
O Instituto Natal de Joinville, em parceria com o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Curso de Gastronomia da Univille, realizará no dia 27 de novembro o lançamento do livro Saberes, Sabores e Histórias de Natal. O evento, aberto ao público, ocorrerá a partir das 19h nos jardins do museu e contará com a degustação de algumas das 33 receitas que compõem a obra.
Um Projeto Colaborativo e Interdisciplinar
O livro é o resultado de um projeto desenvolvido dentro da disciplina Vivências de Extensão IV, no curso de Bacharelado em Gastronomia da Univille, numa parceria entre o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o curso de gastronomia da Univille. A iniciativa destaca-se como uma ação exemplar de curricularização da extensão, unindo teoria e prática em uma abordagem colaborativa.
O projeto teve como principal objetivo explorar e documentar receitas natalinas que possuem relação com a história da imigração em Joinville, com foco na comunidade de descendência alemã, mas considerando também a interculturalidade presente na região. Com 164 páginas, a obra é composta por receitas, histórias e depoimentos, resultado de um processo que envolveu diversas instituições e setores da comunidade. O projeto começou com um chamamento público realizado pelo MNIC, divulgado no site da Prefeitura de Joinville, convidando a comunidade a compartilhar suas receitas e memórias natalinas.
Encontros e Memórias
Os dois primeiros encontros do projeto ocorreram nos jardins do MNIC, onde os participantes puderam conhecer a proposta e compartilhar suas histórias. Durante o processo, os participantes também visitaram a exposição “Miradas do Porvir”, que celebra trata da imigração no Brasil sob o ponto de vista relacional, na ocasião foi possível ampliar as reflexões sobre o patrimônio alimentar e suas múltiplas influências.
Além do curso de Gastronomia, outros Cursos da Univille estiveram envolvidos, como os cursos de Cinema e Audiovisual, Design e Publicidade e Propaganda. Essas equipes produziram registros audiovisuais que capturaram as vivências e práticas culinárias, materiais que também compõem o livro.
Parcerias e Contribuições
Entre os parceiros institucionais, destacam-se a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT), o Consulado da Alemanha no Brasil e o Laboratório de História Oral da Univille (LHO). Um destaque especial foi a colaboração dos idosos do Programa de Extensão Matura, da Univille. Doze participantes, tutoreados por alunos de Gastronomia, compartilharam receitas e memórias, promovendo uma rica troca de saberes entre gerações.
Um Legado para a Comunidade
Cada encontro foi marcado por momentos emocionantes, onde histórias natalinas eram relembradas e registradas. As receitas coletadas foram testadas e reproduzidas pelos alunos de Gastronomia, e os resultados foram apresentados durante a 6ª edição do Festival do MNIC. Nesse evento, o público pôde conferir uma mostra que destacou tanto o processo de pesquisa quanto a reprodução das receitas natalinas. Todo este movimento foi traduzido no livro, demonstrando, assim, como o ensino superior pode ser um catalisador para a preservação do patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado prático e fortalece os vínculos entre universidade, comunidade e instituições locais.
Comments