Assistência terapêutica e judicialização compõem palestra do Abril Saúde
- Comunicação Institucional Univille
- 11 de abr.
- 1 min de leitura
Na segunda-feira (7), o Juiz Federal da 2ª Vara de Joinville, o Dr. Paulo Cristóvão de Araujo Silva Filho, e a farmacêutica da Farmácia Escola de Joinville, Graciele Schug Gonçalves, participaram do Abril Saúde em um papo aprofundado sobre a disponibilização de farmacêuticos pelo Sistema de Saúde (SUS) e regulamentações técnicas.
Durante a abertura do evento, o Dr. Paulo Cristóvão trouxe mais detalhes sobre o papel do Judiciário dentro do SUS.
"A participação do judiciário é destinada para que a sociedade e os profissionais de saúde tenham condição de perceber como podem participar ativamente desse processo. Normalmente, o judiciário deve ser a última saída porque as demais instituições devem funcionar sem a nossa interferência", defende.
Segundo à autoridade, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (CONITEC), que tem participação do população através de consultas públicas, averigua o andamento de incorporação de medicamentos, equipamentos, protocolos de diagnóstico e tratamentos.
No segundo momento da noite, sob o comando da farmacêutica Graciele Schug Gonçalves, a profissional trouxe alguns dados sobre a Farmácia Escola de Joinville, que atua em parceria com a Univille e com auxílio de acadêmicos.
Em seguida, entrou em detalhes sobre as diretrizes que regulam a distribuição de medicamentos, regidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
No município, a unidade atende mais de 14 mil usuários por meio de parceria entre o Município de Joinville e a Univille.
Comments