top of page

Abril Saúde dá pontapé inicial com palestra sobre doenças emergentes e saúde em nível nacional

Evento começa a partir do dia primeiro de abril e vai até o dia 30


Na noite de terça-feira (1), a palestra "Doenças emergentes e o cenário da saúde" abriu o Abril Saúde, evento promovido pela Univille com objetivo de incentivar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. A abertura da solenidade aconteceu no Auditório da Reitoria e reuniu docentes das áreas de saúde e ciências biológicas, alunos das respectivas disciplinas, comunidade e a reitoria.  


Para marcar o início do evento, a Reitora em exercício, Therezinha Novais, enfatizou o valor da empatia e da escuta durante as atividades proporcionadas pelo evento ao longo do mês. 


Vice-reitora Therezinha Novais durante abertura do Abril Saúde
Vice-reitora Therezinha Novais durante abertura do Abril Saúde

"São atividades que dialogam com os desafios da vida contemporânea e com as possibilidades de promover uma cultura de cuidado mais ativa, crítica e inclusiva — dentro e fora dos muros da universidade. Que seja tempo de aprendizado, mas também de reconexão com a própria saúde e com os limites do corpo e da mente”, enfatizou. 


A promoção da saúde e como tratar sobre o assunto de forma universal foram, em partes, os temas retratados na palestra ministrada pela Gerente Regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcântara.


Durante a sua fala, Alcântara deu destaque para a Agenda 2030, um plano de ação global pensada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.  


A Gerente Regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcântara, ministrou a primeira palestra do Abril Saúde
A Gerente Regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcântara, ministrou a primeira palestra do Abril Saúde

Assegurar uma vida saudável e com bem-estar para todos faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dessa medida. Entretanto, não é possível pensá-la de forma separada, segundo a gerente, uma vez que envolvem outros objetivos do plano global como a redução das desigualdades, saneamento básico, água potável, entre outros. 


Edição de 2025 destaca esforço global para melhorar acesso e qualidade na saúde 


Com edições que tiveram início em 2024 e devem continuar até o ano de 2027, o tema deste ano é "Ação Global para a Saúde Universal" e destaca o "compromisso de alcançar uma cobertura universal de saúde, garantindo que todos tenham acesso aos serviços necessários sem dificuldades financeiras", de acordo com o informativo.


Informações adicionais, com agenda de palestras e atividades, podem ser visualizada neste link










 
 
 

Comments


bottom of page